Snowboarding Forum - Snowboard Enthusiast Forums banner

Análise do Ferro de Cera para Snowboard ToKo® T8.

12K views 13 replies 6 participants last post by  Craig64  
#1 · (Edited)
❄ ToKo® T8 Snowboard Wax Iron Review.

❄ Marca:
ToKo® (ToKo-Swix Sport AG),
❄ Modelo: T8,
❄ Material: Placa de base de alumínio de 16 mm (5/8"), chassi/alça resistente ao calor PEI.
❄ Dimensões da Placa de Base: 160 mm x 100 mm (4" x 6"),
❄ Cor: "Amarelo/preto",
❄ Faixa de Temperatura: 90°C a 160°C (194°F a 320°F),
❄ Peso: 900g (2lbs) (sem cabo),
❄ Potência de Saída: 800 Watts,
❄ AC: 230 volts (UE/Austrália/NZ/Chile) / 110 volts (EUA/Canadá/Japão),

❄ Comprimento do Cabo: 255 cm ou 8 pés,
❄ Preço: $Au129.99, ($US64.95) PVP @2022,
❄ Fabricado: Feito na China,
❄ Rider: 192 cm (6'4"), 95 kg (210lbs),
❄ Roupa de Rider: Capacete Giro Range MIPS®, OT Chips® 2.0, óculos Anon M4, Jaqueta Burton [ak] Cyclic, calças [ak] Hover, camada base [ak] Powergrid, luvas [ak] Guide, meias [ak] Endurance, botas Burton SLX, mochila Quiksilver TR Platinum 24L para riders,
❄ Prancha: Burton Custom 166W, Burton Show Stopper 162, Genesis EST™ (grande),
❄ Localização: Perisher/Blue Cow/Guthega, N.S.W.,
❄ Câmera: GoPro Hero 7 Black/Smatree SC2 carbon pole/Samsung Galaxy S8.

Image

Sem dúvida, como snowboarders experientes, todos sabemos os benefícios de como uma prancha de snowboard recém-encerada nos dá aquele desempenho explosivo extra na montanha, criando uma liberação fantástica, aumento de velocidade e um fluxo sedoso em todas as suas curvas. Tenho usado a ToKo® T8 há cerca de uma década depois de ter trocado da minha primeira prancha de encerar, a Vittora VI Pro. Ao longo dos anos, estabeleci um pequeno negócio de tuning de snowboard/esqui que administro em casa nos meus dias de folga, construindo uma base de cerca de 70 clientes que andam durante os nossos Invernos do Sul e do Norte. Como resultado, a ToKo® T8 é bastante utilizada durante o ano e, a este ponto, cruzo os dedos, tem sido verdadeiramente sólida por mais de 10 anos. Então pensei em fazer uma revisão rápida aqui no SBF, dando-lhe um olhar um pouco mais atento sobre o que a ToKo® T8 Snowboard/Ski Wax Iron traz para a festa.

Também uso a ToKo® Board Grip 2.0, o suporte de trabalho profissional Kincrome e a Skimender RP360 nas minhas reparações de tuning.

Aqui está a minha revisão da SWIX® T77 Snowboard Iron.

Image

ToKo® fabrica 3 pranchas de snowboard/ferros de cera, desde o nível básico analógico T8 (800W) ($US 64.95), o termostato controlado digital LED analógico T14 (1200W) ($US129.95) e o nível profissional de 90°C a 180°C termostato controlado por microprocessador digital LED T18 (850W) ($US349.95). Os ferros ToKo® vêm em 2 variantes de potência: 230V para UE/Austrália/NZ/Chile e 120V para EUA/Canadá e Japão.

Agora, ao olhar para qual ferro ToKo® snowboard comprar entre estes 3, pensei que o T14 digital LED seria muito bom, mas sendo duas vezes mais caro que o ferro T8 com exatamente o mesmo tamanho de placa base, foi difícil justificar este desembolso adicional $$$. Levo em conta que tem um termostato de display de temperatura digital e salta 400W de 800W para 1200W, ou seja, mais rápido para atingir e manter a temperatura, no entanto, descobri que o ferro ToKo® T8 atinge 120°C em 75 segundos a partir de 20°C de temperatura ambiente, o que é bastante rápido.

Agora, como mencionei em outras análises de equipamentos de snowboard, comprar equipamentos de tuning na Austrália é basicamente uma questão não resolvida, pois tudo de qualidade tem que ser comprado no exterior e importado, o que adiciona mais custos de postagem à equação, bem como traz à tona o valor fantástico e excepcional do nosso $Au1??? Comprei meu ferro ToKo® T8 na Snowinn por $Au81 entregue, no entanto, ele vem com um plugue de alimentação da UE, então tive que cortar o plugue e conectar um plugue de alimentação de 3 pinos da Austrália para se adequar aos nossos pontos de energia. Você poderia comprar um adaptador de energia UE para AU se este processo estivesse além de sua capacidade técnica.

Image

O ferro de cera ToKo® T8 tem um mostrador de temperatura no centro do chassi diretamente abaixo da alça de trabalho, que tem um ajuste rotativo catracado de 90°C a 160°C (194°F a 320°F) de faixa de temperatura. Acho que realmente não ajusto muito isso e basicamente "Defino e esqueço", deixando-o em 120°C, descobrindo que minha técnica de passar mais rápida funciona perfeitamente sem causar qualquer fumaça/queima da cera. Normalmente, com cera de esqui/snowboard, quanto mais fria a condição de condução para a cera, maior a temperatura do ferro necessária para a aplicação, ou seja, Cera Universal 100°C, Cera Fria Intermediária 115°C, Cera para Temperaturas Frias 130°C.

O ferro ToKo® T8 é equipado com 2 indicadores LED coloridos na frente da alça que mostram sua prontidão de temperatura. Quando você liga o ferro T8, o LED Vermelho acende indicando que o ferro está aumentando a temperatura para o que você definiu. Assim que o termostato atinge a faixa selecionada, ele muda para o LED Verde pronto para uso. Ao usar o ferro, ele causa uma redução na temperatura à medida que percorre a base do seu snowboard, derretendo a cera com o LED mudando de volta para Vermelho da queda. O termostato T8 então volta a funcionar com o ferro aquecendo rapidamente novamente até atingir a temperatura selecionada e o LED Verde reaparece.

Image

O ToKo® T8 vem com uma base de alumínio substancialmente grossa de 16 mm (5/8") com trincheiras rasas cortadas na base que varrem do centro para o perímetro, que ajudam a espalhar a cera derretida e transferi-la uniformemente pela base do Snowboard/Esqui. Adoro esses canais e acho que eles funcionam brilhantemente na movimentação de cera pela superfície de um snowboard. As dimensões da placa base são 160 mm x 100 mm (4" x 6"), o que é um tamanho bastante decente, especialmente ao fazer esquis de neve, pois o T8 é frequentemente mais largo que o WW. Na posição de descanso vertical, o ToKo® T8 tem uma inclinação para trás de 20° em relação à perpendicular.

O ferro ToKo® T8 tem um comprimento de cabo enorme de 255 cm ou 8 pés e vem com um ponto de fixação flexível reforçado na parte traseira da estrutura da alça. O comprimento do cabo é mais do que adequado para o uso diário e sinto que se fosse mais longo, provavelmente atrapalharia. Tenho um ponto de conexão de energia instalado na parte frontal central da minha estação de trabalho de enceramento, o que permite com segurança a cobertura fácil de uma prancha/esqui de ponta a ponta.

Agora, muitas vezes se fala online por que pagar todo esse dinheiro $$$ (sacudo a cabeça e revire os olhos) por um ferro de snowboard projetado especificamente quando posso pegar um ferro de roupa barato de $20 do Walmart. A resposta aqui é claramente devido ao desempenho superior que você obtém ao usar um ferro de snowboard/esqui de propósito com sua capacidade de manter temperaturas com precisão e longevidade através da placa base de alumínio mais grossa de 16 mm (5/8") e, consequentemente, evitando a queima tóxica da cera por calor excessivo.

Image

Eu possuo 3 ferros de snowboard ToKo® T8 de 230V e 1 ferro de 120V que levo quando viajo para o Japão. A razão aqui é verdadeiramente uma iniciativa de preparação de emergência que tenho um ferro de reserva à mão, pois estava preocupado que se um quebrasse, não poderia me dar ao luxo, com meu negócio de tuning de snowboard, de esperar 2 a 3 semanas para que ele fosse enviado do exterior. No entanto, meu confiável ToKo® T8 nunca me decepcionou, então o ferro T8 de reserva fica felizmente embalado na prateleira esperando um dia ser chamado à ação.

Image

Coloquei um novo ferro ToKo® T8 à direita ao lado do meu ferro T8 existente à esquerda, que provavelmente já fez mais de 1000 snowboards e esquis, e você pode ver que a sola ainda parece bem próxima da original. De vez em quando, passo o T8 na cinta Scotch-Brite™ que polisse todos os arranhões da base, mas isso é provavelmente mais para acalmar meu TOC do que qualquer outra coisa.

Image

Comprei 2 capas para ferro ToKo® para cada um dos meus T8 Au 230v e meu T8 120V para proteger o ferro no armazenamento. Estes custaram cerca de $Au35, que é quase metade do custo do T8. Caro..., mas são realmente bons e envolvem a base quando a mantenho protegida na gaveta de armazenamento da minha oficina. Esta acima/abaixo tem 10 anos.

Image

A capa do ferro ToKo® T8 Snowboard tem uma área inferior resistente ao calor para armazenamento rápido de um ferro de cera ainda quente. Nunca coloquei um ferro quente na capa e espero até que esfrie. A capa é projetada para caber na maioria dos ferros de cera de esqui atuais.

Image

Finalmente, vamos falar sobre o desempenho do T8. Achei que o ferro ToKo® T8 funciona muito bem e consigo fazer um par de esquis bem rápido em cerca de um minuto cada esqui e um snowboard em cerca de 2+ minutos. Isso é feito com uma técnica de giz, batendo a cera na placa do ferro T8 por um segundo e depois esfregando a cera amolecida na base do snowboard, espalhando-a bem fina. Em seguida, eu passo a base correndo o T8 de ponta a ponta, garantindo que toda a cera derreta bem na base. A alça ToKo® T8 tem um formato ergonômico e o Ferro parece bem equilibrado na mão. A alça com o ToKo® T8 tem uma cavidade de abertura de bom tamanho (W103mm x H40mm) que permite facilmente uma pegada confortável e sem complicações do ferro, mesmo com minhas mãos grandes..

Image

O ToKo® T8 é um ferro de cera de snowboard/esqui profissional fantástico de nível básico que funciona brilhantemente. O T8 é realmente construído de forma sólida e com sua qualidade soberba e alta, claramente durará muito tempo.

Realmente T8rrific ⭐⭐⭐⭐⭐