Snowboarding Forum - Snowboard Enthusiast Forums banner

Decidindo entre Rome Cleaver e Rome Katana

26K views 40 replies 14 participants last post by  jorgo  
#1 ·
Estou a adquirir uma configuração de prancha/fixações completamente nova para a temporada - acabei de encomendar a K2 Alchemist e preciso de ajuda para decidir entre a Cleaver/Katana para combinar com ela (ou estou aberto a outras sugestões de fixações também). Anteriormente, estava decidido a comprar o modelo Katana 20/21 Orange, pois combinaria bem com o esquema de cores da Alchemist, mas encontrei um revendedor local oferecendo o modelo Cleaver 21/22 pelo mesmo preço que eu pagaria pela Katana. Não vi muitas análises detalhadas sobre a Cleaver, mas parece que pode ser uma melhor combinação para a prancha em termos de desempenho.

#2 ·
Eu tenho ambos, o que você quer saber?

Katana é mais confortável e uma fixação melhor para tudo, que faz tudo, e é bastante responsiva para o Alchemist. O highback e a baseplate Cleaver são ultra-rígidos e o metal extra faz com que tenha aquela sensação de resposta imediata. O Cleaver não é brincadeira, mas ainda é confortável e amortecedor. Katana é mais confortável porque o highback mais macio se adapta à sua bota - o highback Cleaver não se adapta a nada, então você tem que configurá-lo corretamente - eu inicialmente senti alguma pressão no meu calcanhar superior.

Eu tive uma baseplate Cleaver que quebrou (Rome a substituiu) e acho que ela só deve ser montada 4x4 por essa razão. A Katana tem uma baseplate mais flexível e o asymwrap coloca menos pressão nela, então eu não me preocupo com isso.

Cleaver é o carro de Fórmula 1 - topo de linha em tudo, mas como qualquer coisa que seja tão rígida e com bom desempenho, você vai pagar por isso em outro lugar, como conforto ou confiabilidade. Katana é um carro esportivo de produção de alto desempenho. Se você realmente estiver entre os dois, pegue as Katanas. Se você sabe que absolutamente precisa de uma fixação muito rígida, mas ainda confortável e amortecedora, Cleaver. Eu acho que há algo a ser dito sobre colocar uma fixação extrema "parar tudo" como o Cleaver em uma prancha como o Alchemist, mas realmente, qualquer um vai funcionar muito bem.

#4 ·
Eu tenho ambos, o que você quer saber?

Katana é mais confortável e uma fixação melhor e versátil, que faz tudo, e é bastante responsiva para o Alchemist. Highback e baseplate Cleaver são ultra-rígidos e o metal extra faz com que tenha aquela sensação de resposta imediata. O Cleaver não é brincadeira, mas ainda é confortável e amortecedor. Katana é mais confortável porque o highback mais macio se adapta à sua bota - o highback Cleaver não se adapta a nada, então você tem que configurá-lo da maneira certa - eu inicialmente senti alguma pressão no meu calcanhar superior.

Eu tive uma baseplate Cleaver que quebrou (Rome substituiu) e acho que ela só deve ser montada 4x4 por essa razão. A Katana tem uma baseplate mais flexível e o asymwrap coloca menos pressão nela, então eu não me preocupo com isso.

Cleaver é o carro da Fórmula 1 - top de linha tudo, mas como tudo que é tão rígido e performático, você vai pagar por isso em outro lugar, como conforto ou confiabilidade. Katana é um carro esportivo de alto desempenho. Se você realmente está entre os dois, pegue as Katanas. Se você sabe que absolutamente precisa de uma fixação muito rígida, mas ainda confortável e amortecedora, Cleaver. Eu acho que há algo a ser dito por colocar uma fixação extrema "pull out all the stops" como o Cleaver em uma prancha como o Alchemist, mas realmente, qualquer um vai funcionar muito bem.
Muito obrigado pela resposta detalhada! Concordo que qualquer uma das fixações funcionaria bem no final - eu provavelmente vou acabar pegando as Katanas como você recomendou para esta temporada e se eu quiser ainda mais responsividade, provavelmente vou pegar fixações mais rígidas como as Cleavers mais tarde (também um pouco preocupado lendo sobre o problema de quebra da baseplate acontecendo com várias pessoas, que é outro fator para o qual estou hesitante em pegar as Cleavers agora). Eu estava definitivamente preso em alguma paralisia de análise o_O, pois parecia mais "ótimo" emparelhar o Alchemist com as Cleavers para obter o melhor da prancha e eu estava principalmente preocupado que a falta de rigidez extrema das Katanas as tornasse uma má escolha de fixação para o quão rígida é a prancha. Para ser honesto, eu preferiria a versatilidade das Katanas tanto no riding quanto sendo capaz de trocá-las em minhas outras pranchas menos rígidas, então estou feliz em ouvir o feedback de que as Katanas são uma fixação adequada para o Alchemist.

#5 ·
Faça um meio termo e pegue os D.O.Ds laranja se você estivesse tentando combinar?
Eu realmente não analisei os D.O.Ds, pois minha impressão inicial foi que eles eram menos adequados para freeride em comparação com os Katanas. Também não sou particularmente fã do novo esquema de cores laranja dos D.O.Ds deste ano, mas o modelo Camo do ano passado parece bom e também combinaria com a prancha. A estética das fixações é muito menos importante para mim do que o desempenho real e os recursos das fixações - mas acontece que a Rome tem as fixações laranja mais bonitas para os meus gostos pessoais :ROFLMAO:.

#6 ·
@drblast o que você acha que seria mais adequado para pranchas como Korua CR e Amplid Centrifugals (Surfari/UNW8)? Pelos relatos, as Katanas serviriam muito bem, eu acho, embora a sensação de Fórmula 1 seja tentadora ;) Estou debatendo a mesma questão em relação às fixações no momento. Tenho usado minhas Falcors por algumas temporadas, das quais gosto muito, e costumava usar as fixações Burton mais rígidas (CO2, Genesis X) por um longo tempo, mas gostaria de experimentar algo novo...

#14 ·
@drblast o que você acha que seria mais adequado para pranchas como Korua CR e Amplid Centrifugals (Surfari/UNW8)? Pelos sons, as Katanas seriam ótimas, eu acho, embora a sensação de Fórmula 1 seja tentadora ;)

Estou debatendo a mesma questão em relação às fixações no momento. Tenho usado minhas Falcors há algumas temporadas, das quais gosto muito, e costumava andar nas fixações Burton mais rígidas (CO2, Genesis X) por um longo tempo, mas gostaria de experimentar algo novo...
Eu não sei nada sobre essas pranchas, mas realmente colocaria as Katanas em qualquer coisa, especialmente se você está feliz com as fixações Burton mais rígidas.

Talvez isso ajude: Alguns anos atrás, minha fixação preferida era a Rome Targa, que era a fixação mais robusta/freeridish da Rome antes da Cleaver. Então, eu experimentei as novas Katanas e elas facilmente substituíram as Targas em qualquer prancha, e meu driver diário é um Rome Mod 162 da última geração, que tem uma rigidez de 8/10.

Eu peguei um conjunto de Cleavers usados e estava mentalmente preparado para gostar mais delas do que das Katanas e querer gastar ainda mais dinheiro com Cleaver-em todos os lugares, mas isso não aconteceu. Cleavers são ótimas, mas não mudam a vida e as Katanas são mais confortáveis e dirigem até minhas pranchas mais rígidas muito bem.

#23 ·
@Yeahti87 @drblast Posso perguntar quais tamanhos de fixação vocês têm para as Katanas (e Cleavers, se aplicável) em quais tamanhos de bota? Na verdade, eu pedi as Katanas no tamanho M e não resisti em pedir também as Cleavers, que só estavam disponíveis em L/XL. As Cleavers chegaram hoje e fiquei surpreso com o quão pequena é a base para uma fixação L. Tenho um pouco de espaço nas laterais, mas na verdade não parece tão grande... Com botas 10,5 US, estou em uma situação um pouco estranha para fixações entre M e L, mas geralmente consigo entrar nas Ms.

Só terei uma comparação direta amanhã, pois as Katanas só chegam então, mas estava curioso para saber a sua experiência.

#24 ·
@Yeahti87 @drblast Posso perguntar quais tamanhos de fixação vocês têm para os Katanas (e Cleavers, se aplicável) em quais tamanhos de botas? Eu realmente pedi os Katanas no tamanho M e não resisti em pedir também os Cleavers, que só estavam disponíveis em L/XL. Os Cleavers chegaram hoje e fiquei surpreso com o quão pequeno é o footbed para uma fixação L. Tenho um pouco de espaço nas laterais, mas na verdade não parece tão grande... com botas 10,5 US, estou em uma situação estranha para fixações entre M e L, mas geralmente consigo entrar nos Ms.

Só terei uma comparação direta amanhã, pois os Katanas só chegam então, mas estava curioso para ouvir sua experiência.
Você está absolutamente certo sobre o footbed. A Union também os tem muito longos para L e a Rome os tem bem curtos em ambos os tamanhos.

Eu tinha os Katanas L/XL para Adidas Tactical 10 US (casca como Burton 10,5 US) e isso foi um bom ajuste.
Depois que reduzi para 9,5 US e atualizei os Katanas, fui para M/L agora. Pude testar o M/L do meu amigo o inverno inteiro e funcionou bem com meus 9,5 US. A maior mudança é o peso entre M/L.

Outro amigo recentemente pegou Tacticals 10,5 US e, há um mês, fomos à loja para comparar os Katanas M/L e L/XL para sua nova bota (não tenho mais meus antigos L/XL).
Os L/XL pareciam melhores e, na minha opinião, esse é o tamanho que você vai querer manter.

#27 ·
Eu tenho M/L em ambas as fixações, botas US10 (32 TM-2 e TM-3).

Vê o meu tópico sobre a quebra da baseplate Cleaver aqui se pesquisares. A Rome foi muito boa em substituir a baseplate, mas é algo com que me preocupo ao montar 2x4. Outra razão pela qual não estou a mudar para Cleavers em vez de Katanas - não tenho a certeza se eles já resolveram os problemas e o laço de calcanhar envolvente exerce mais pressão na baseplate.

#28 ·
Eu tenho M/L em ambas as fixações, botas US10 (32 TM-2 e TM-3).

Pode ver o meu tópico sobre a quebra da placa base Cleaver aqui se pesquisar. A Rome foi muito boa em substituir a placa base, mas é algo com que estou preocupado ao montar 2x4. Outra razão pela qual não estou a saltar para Cleavers em vez de Katanas - não tenho a certeza se eles já resolveram os problemas e o laço do calcanhar com envolvimento total coloca mais pressão na placa base.
Obrigado amigo!

Eu dei uma olhada no seu tópico sobre a placa base ontem à noite, que foi a principal razão pela qual me preocupei. E eu partilho os seus pensamentos de que o problema pode não estar resolvido, e eu estaria a olhar para os Cleavers do ano passado! A questão é se quero confiar na suposição de que a montagem 4x4 resolveria o problema ou se não confiaria nas fixações de qualquer maneira. Provavelmente o último, então não há sentido em obtê-los em primeiro lugar. E como todos vocês dizem que a diferença em termos de resposta e rigidez não é tão significativa, não sacrificaria muito. Eu também olhei para os Altas FC hoje, mas isso seria o dobro do preço mais ou menos do que eu poderia obter os katanas...

Em termos de tamanho, comparando os M/L Katanas com os L/XL Cleavers, não há muita diferença na verdade. A placa base é um pouco mais larga e cerca de 3-4mm mais longa. Mas a minha bota cabe muito bem nos M/L Katanas. Claro, a palmilha pode ser um pouco mais longa, mas acho que ainda está ok. O Falcor no tamanho M é cerca de 2-3mm mais longo do que o M/L Katana em termos de palmilha, então tudo mais ou menos alinhado. Pretendo reduzir o tamanho das minhas botas em meio tamanho em breve, então estou tentado a ficar com os Katanas e experimentá-los depois de todos os elogios😊!

#31 ·
Então... A Black Friday também me permitiu encomendar o Atlas FC para adicionar à mistura :sneaky:

Eu ainda estou debatendo se a Katana não seria um pouco macia demais para mim e então vi esta oferta e não consegui resistir. Vou verificar junto com os dois Romes, embora eu ainda não me sinta confortável com os problemas do Cleaver.

#32 ·
Pessoal, alguém experimentou o mais recente Katana/Cleaver e pode comparar com os modelos mais antigos?

Eu peguei as versões 2021 e 2022 das Katanas e tenho uma comparação lado a lado. Entrando nas fixações na minha sala de estar, o DuraCush parece (muito) mais macio do que o D3O e estou me perguntando se isso levará a menos capacidade de resposta geral. Alguém tem alguma experiência com isso na neve?

#36 ·
Então, passei 2 dias nas minhas novas Katanas e gosto muito delas. O movimento lateral adicional é uma mudança agradável e, em termos de flexibilidade/resposta, na verdade não acho que haja uma grande diferença em relação às minhas Falcors.

O que notei, no entanto, é que as correias dos dedos dos pés parecem estar a mover-se pelas diferentes posições com bastante facilidade, ou seja, a posição em que pode bloqueá-las. Quando não estão presas, a correia, pelo menos para mim, sai da posição e, ao prendê-la de volta, basicamente move-se para a outra posição, tornando bastante difícil fechar a fivela (ignorando o facto de que o ajuste está completamente errado de qualquer maneira). Também notei que a tinta está a sair das catracas super rapidamente. Dois dias na montanha e a catraca parece pior do que as minhas Falcors de 3 anos. Acho que é só estética, mas pensei que duraria um pouco mais ;).

Em seguida, brinque com as fixações e use a capacidade de ajuste para ver como o comportamento de pilotagem muda :)

No geral, estou muito feliz com elas.

#37 ·
Então, passei 2 dias nas minhas novas Katanas e gosto muito delas. O movimento lateral adicional é uma boa mudança e, em termos de flexibilidade/resposta, na verdade não acho que haja uma grande diferença em relação às minhas Falcors.

O que notei, no entanto, é que as correias dos dedos dos pés parecem estar a mover-se pelos diferentes locais com bastante facilidade, ou seja, a posição em que pode bloqueá-las. Quando não está presa, a correia, pelo menos para mim, sai da posição e, em seguida, ao prender de volta, basicamente move-se para a outra posição, tornando bastante difícil fechar a fivela (ignorando o facto de que o ajuste está completamente errado de qualquer maneira). Também notei que a tinta está a sair das catracas super rapidamente. Dois dias na montanha e a catraca parece pior do que as minhas Falcors de 3 anos. Acho que é só estética, mas pensei que duraria um pouco mais ;).

Em seguida, brinque com as fixações e use a capacidade de ajuste para ver como o comportamento de pilotagem muda :)

No geral, estou muito feliz com elas.
Image

Não tenho a certeza do que se passa com as fixações Rome e que parecem tão danificadas tão facilmente. Estas são as minhas DoDs depois de apenas um uso nesta temporada.